E TUDO COMEÇOU COM A SÉRIE PENSE DIGITAL

E tudo começou com a idéia da Série #PenseDigitaldirigida pela KG Perícias.

#FORENSEMULTIDISCIPLINAR

logo-pensered.png

modus operandi em rede

É imprevisível a  motivação e difícil e impossível de decifrá-la em investigação e para dados científicos, mas pode ser previsível o método, tecnologia e forma de agir, o modus operandi do criminosos atuante em rede e em crimes comuns com o uso tecnológico digital.

É fato que discutir sobre as falhas no uso da tecnologia e no uso com dono para causar ganho próprio e de terceiros como consequência de danos é algo intrínseco do ser humano e a tecnologia serve, infelizmente, para este uso criminosos e às vezes doentio.

Temos um cenário em que o usuário, o ser humano, ou indivíduo, precisa descansar o cérebro, portanto fica passível de falhas em processos menores, onde moram as oportunidades. A sociedade da informação possui alta demanda de absorção de informações diárias e sem o momento e cultura para o aprendizado e conscientização para a preservação e para a segurança de seus dados e suas informações.

Do outro lado da máquina, além da maior vulnerabilidade, o usuário, está o outro usuário e criminoso analisando cada passo (modus operandi ) do uso da tecnologia para se adequar e usar as suas falhas e ter o seu ganho sem se preocupar com o dano gerado.

 

Falar em metadados, inteligência artificial, internet das coisas, sem uma atenção ao "operador"  destas tecnologias não é algo a se perceber com bons olhos. Este operador é  despreparado para o uso e iludido com a "sedução" da "interação", da facilidade e da "acessibilidade", se expõe ao risco fazendo ele mesmo o mapa para o próprio risco e dano seja à sua reputação, ou sua patrimônio, à sua vida ou à integridade física.

 

Toda tecnologia é desenvolvida para humanos operar, então tenha atenção ao "modo" humano de agir e depis à tecnolgia. Este evento é a justificativa deste evento que complementa o conceito multidisciplinar e interdisciplinar na perícia forense digital.

Sejam bem vindos e inscrevam-se a partir de DEZEMBRO DE 2022.

Conheça e compartilhe